terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Aquecimento Global

Existem vários problemas que vão destruindo a biosfera. O maior deles é o aquecimento global.
Sabes o que é?





  • O que é o Aquecimento Global?

É o aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra que se tem verificado nas últimas décadas e há possibilidade do seu agravamento durante este século. O aumento deve-se, não só a causas naturais, mas também provocadas pelo Homem.


  • Só tem aspectos negativos?

Não. Em algumas regiões frias os habitantes podem beneficiar de temperaturas mais quentes, apesar desta situação ser muito grave para o ambiente devido ao degelo dos glaciares e à extinção de algumas espécies animais tais como o urso polar, o leão-marinho, …
Nalgumas partes do mundo, a época de plantação e germinação poderia tornar-se mais longa e a terra agrícola mais produtiva.

  • Quais os aspectos negativos?

Mudanças no nível do mar:
Ao longo dos anos o nível das águas do mar tem aumentado consideravelmente devido ao degelo provocado pelo efeito de estufa e pelo desaparecimento da camada de ozono.
Devido a esta subida, alguns países irão ficar com grande parte do seu território submerso.
As correntes de água doce originárias dos grandes glaciares irão alterar e destruir a fauna e flora marítimas.




Catástrofes naturais:
A frequência das catástrofes naturais tem aumentado por causa das mudanças climáticas.
Exemplos destas são, por exemplo, as tempestades tropicais que têm causado vários estragos principalmente nos E.U.A e no México. Três delas são o Rita, o Wilma e o Katrina. Formam-se sobre as águas quentes dos oceanos.
As secas também são fenómenos preocupantes que se têm agravado ao longo dos anos.

Consequências na saúde:
As mudanças climáticas originam doenças das quais respiratórias, de pele, … A fome provocada pelas secas e a carência de água tornam o Homem mais sujeito a contrair doenças.

  • O que é o efeito de estufa?


É absorção, pela atmosfera, de emissões infravermelhas impedindo que as mesmas escapem para o espaço exterior. A Terra recebe radiação emitida pelo Sol e devolve grande parte dela para o espaço através de radiação de calor. Os poluentes atmosféricos retêm uma parte dessa radiação que seria reflectida para o espaço, em condições normais. Essa parte retida causa um importante aumento do aquecimento global.
O efeito de estufa é uma característica da atmosfera terrestre, sem este efeito a temperatura seria muito mais baixa. O desequilíbrio actual acontece porque este efeito está a aumentar progressivamente.
Os principais gases causadores do efeito de estufa são o dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e óxido nitroso (N2O) e CFCs. A concentração de dióxido de carbono na atmosfera aumenta devido à sua libertação através da indústria, transportes e pela desflorestação.





  • O Buraco de ozono:

É um gás que actua como um filtro que protege os seres vivos da radiação UV. O desaparecimento deste gás provoca doenças e problemas graves nos ecossistemas marinhos.
O uso de CFCs é a principal causa da destruição desta.

  • Recursos naturais:


O uso excessivo de combustíveis fósseis neste século levou à sua escassez e ao aumento da poluição. A actual situação levou o Homem a procurar novas fontes de energia amigas do ambiente:

  • Eólica;
  • Hidráulica;
  • Solar.

Um comentário: