quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

A Poluição Ambiental


A Poluição ambiental define-se como a contaminação das águas, solos e ar.

É a libertação de lixo orgânico, industrial, gases poluentes, objectos materiais, elementos químicos, etc, no meio ambiente.


A poluição ambiental prejudica o funcionamento dos ecossistemas, colocando várias espécies animais e vegetais em perigo e levando até mesmo, alguns, à extinção. Também o Homem é prejudicado com esta, pois depende muito dos recursos naturais para sobreviver com qualidade de vida e saúde.


Os principais poluentes ambientais são: dióxido de carbono, chumbo, mercúrio, benzeno, enxofre, monóxido de carbono, pesticidas e dioxinas.



Subconjuntos da poluição:




Poluição Atmosférica


É o efeito provocado na atmosfera por diferentes elementos sólidos, líquidos, ou gasosos, provenientes sobretudo da actividade do Homem.

As consequências desta podem ser problemas de saúde nomeadamente respiratórios entre outros.

Poluição Hídrica

Tipo de poluição causada pelo lançamento de produtos tóxicos dos esgotos residenciais ou industriais nos cursos de água (rios, lagos ou mares) ou ainda pela contaminação por fertilizantes agrícolas.

Modifica as propriedades físicas, químicas e biológicas da água, mas também a adição de substâncias líquidas, sólidas ou gasosas capazes de tornar as águas impróprias para os diferentes usos a que se destinam que matam muitas espécies piscívoras e não só. Também pode provocar várias doenças: cólera, hepatite, diarreias infecciosas, etc



Poluição dos solos


Consiste na acomulação de residuos nos solos (lixeiras, etc).

Para a evitar devemos usar a política dos três Rs (Reduzir, Reutilizar, Reciclar).

Um comentário:

  1. Acredito que tenha dado muito trabalho, mas podes tentar completar um pouco mais. Tentar usar linguagem para que qualquer pessoa entenda.
    No meu entender está óptimo.

    ResponderExcluir